03 de dezembro de 2018
ATUALIZADO EM

VAR na Liga dos Campeões entra em cena já nos oitavos de final

O Comité Executivo da UEFA decidiu introduzir o sistema já esta época.

Redação

O Comité Executivo da UEFA reuniu-se, esta segunda-feira, em Dublin, e decidiu utilizar o sistema de Vídeo-Árbitro (VAR) na Liga dos Campeões a partir dos oitavos-de-final, em Fevereiro de 2019, isto depois de nos últimos meses ter realizado testes tecnológicos bem-sucedidos e formação dos árbitros.

Além disso, o Comité também decidiu utilizar o VAR na final da Liga Europa de 2019, na fase final da Liga das Nações e na fase final do Campeonato da Europa de Sub-21.

O VAR será ainda utilizado na Liga dos Campeões de 2019/20, a partir do "play-off", e na Supertaça Europeia de 2019. A UEFA pretende depois alargar a utilização do VAR à fase final do Euro'2020, à Liga Europa de 2020/21 (a partir da fase de grupos) e à fase final da Liga das Nações de 2021.

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, disse que a introdução desta tecnologia vai ser benéfica: "Estamos prontos para usar o VAR antes do inicialmente previsto e estamos convencidos que será benéfico para as nossas competições, pois será uma ajuda preciosa para as equipas de arbitragem e irá ajudar a reduzir as decisões incorretas".