21 de abril de 2019
ATUALIZADO EM

Amstel Gold Race: Van der Poel à campeão, Rui Costa 13º

Campeão da Holanda impôs-se na clássica disputada naquele país. Rui Costa (Emirates) foi 13º classificado e Rúben Guerreiro não terminou

Redação

Mathieu Van der Poel venceu este domingo a Amstel Gold Race, uma das clássicas do calendário UCI, começando assim a cumprir o fabuloso destino que lhe traçaram desde que optou pela modalidade que consagrou o pai, Adri van der Poel (vencedor desta corrida há 29 anos), e o avô, o mítico Raymond Poulidor.

Com a camisola de campeão holandês vestida, e duas vezes campeão mundial de ciclocrosse, a disciplina em que primeiro deu nas vistas, Van der Poel impos-se de forma espetacular na meta da Amstel Gold Race, com um longo sprint que serviu para neutralizar a fuga de Alaphilippe (Deceuninck/Quick Step) e Fuglsang (Astana), ultrapassando-os rumo ao risco final, após o qual ficou estendido no asfalto a recuperar.

Os portugueses Rui Costa e Rúben Guerreiro também participaram, com o líder da Team Emirates, a classificar-se às portas do top-10, na 13ª posição, a 46 segundos do vencedor. Recorde-se que o poveiro regressou à competição na quarta-feira, na clássica Brabantse Pijl, após uma paragem de três semanas causada por um acidente com um camião enquanto treinava. Na sua estreia nesta prova, o 13º é um resultado encorajador para as duas próximas clássicas das Ardenas - Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège, em especial esta última, onde foi terceiro em 2016.

Quanto a Guerreiro (Katusha), não terminou a Amstel Gold Race.

Classificação

1º Van der Poel (Corendon), 6h28m18s

2º Simon Clarke (Education First), mt

3º Jakob Fuglsang (Astana), mt

4ª Julian Alahilippe (Deceunink), mt

5º Maximilian Schachmann (Bora), mt

...

13º Rui Costa (Team Emirates), a 46s