20 de outubro de 2019
ATUALIZADO EM

Elite reduzida na Taça: há mais equipas do Campeonato de Portugal do que da I Liga

A quarta eliminatória já não terá qualquer equipa das distritais.

Redação

A terceira ronda da Taça de Portugal foi mesmo demolidora para os clubes da I Liga, com sete eliminações ante clubes de escalões inferiores, sendo os últimos a entrar nesse grupo Marítimo e Boavista.

O Marítimo perdeu nas grandes penalidades com o Beira-Mar, do Campeonato de Portugal, enquanto o Boavista foi afastado, pelo Chaves, da II Liga, após prolongamento.

À cabeça da elite que sai está, naturalmente, o Sporting, detentor do troféu, mas também já não estão Vitória de Guimarães, Tondela, Desportivo das Aves, Portimonense e os hoje travados Boavista e Marítimo.

O Beira-Mar, que já foi clube de primeira, eliminou os madeirenses, ao vencer por 5-4 o desempate por grandes penalidades, depois de 2-2 no tempo regulamentar e prolongamento.

Um golo de Medina, em tempo de descontos do prolongamento, permitiu hoje ao Desportivo de Chaves, da II Liga, derrotar os axadrezados por 2-1. Depois de uma igualdade sem golos no tempo regulamentar, os flavienses adiantaram-se no marcador aos 101 minutos, através de André Luís, e o Boavista ainda chegou à igualdade, com um golo de Bueno, aos 117.

Melhor esteve o Famalicão, líder do campeonato, que conseguiu ganhar em casa do Lusitânia de Lourosa, do Campeonato de Portugal, mas fê-lo a grande custo, com 1-1 no tempo regulamentar e prolongamento, a que se seguiu 6-5 nas grandes penalidades.

A partir de hoje, a Taça deixa de ter equipas dos Distritais, já que a única formação sobrevivente, o Águias do Moradal, foi goleada em casa pelo Vitória de Setúbal, com 5-0.

Entre as 11 do primeiro escalão que reservaram lugar na ronda seguinte estão o Benfica, que afastou na sexta-feira o Cova da Piedade, da II Liga, e o FC Porto, vencedor, no sábado, do Coimbrões, do Campeonato de Portugal.

Completam o grupo Sporting de Braga, Gil Vicente, Paços de Ferreira, Moreirense, Belenenses SAD, Rio Ave, Vitória de Setúbal, Famalicão e Santa Clara.

Da II Liga ainda ficam sete emblemas: Académico de Viseu, Feirense, Farense, Académica, Varzim, Mafra, Desportivo de Chaves e Leixões.

O maior grupo para a quarta eliminatória continua a ser o do Campeonato de Portugal, com 14 clubes: Alverca, Sintra Football, Sporting de Espinho, Sanjoanense, Vizela, Arouca, Pedras Salgadas, Marinhense, Anadia, Loures, Sertanense, Canelas, Beira-Mar.

O sorteio da quarta eliminatória, que se disputa a 24 de novembro, realiza-se a 28 de outubro, pelas 14:00.