07 de março de 2018
ATUALIZADO EM

Queda do PSG na Champions pode ter consequências mais graves

Ameaça do fair-play financeiro da UEFA é real e pode colocar em perigo o futuro do clube francês.

Francisca Carvalho

A eliminação do Paris Saint-Germain nos oitavos de final da Liga dos Campeões pode ser um pesadelo que transcende o campo desportivo. Os franceses gastaram 400 milhões de euros no passado verão para construir um plantel que disputasse verdadeiramente a Champions, o principal objetivo do clube para esta temporada, mas a equipa de Unai Emery acabou por cair novamente nos oitavos, desta feita ante o Real Madrid.

Com um plantel avaliado em 805 milhões de euros, Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain, tem conseguido evitar todos os controles financeiros impostos pela UEFA... Até agora. A eliminação da Liga dos Campeões, que surge numa altura em que o presidente do clube passou a marca dos mil milhões de euros de investimento desde que adquiriu o clube em 2011, pode colocar em causa o futuro do PSG, uma vez que a UEFA suspeita que o clube não está a cumprir as normas do fair-play financeiro.

De acordo com o jornal Marca, numa primeira análise feita pela UEFA ao plantel parisiense assinalava-se a necessidade de aliviar o plantel, mas registou-se apenas a saída de Lucas Moura. Agora, a eliminação da Liga dos Campeões deixa o PSG sem a habitual receita atribuída pela UEFA, receita essa usada para "mascarar" as contratações de peso feitas pelo clube francês, como Neymar e Mbappé.