02 de dezembro de 2018
ATUALIZADO EM

Terceiros classificados da Champions sem acesso direto à Liga Europa

Terceiro classificado da fase de grupos da Liga dos Campeões vai deixar de ter acesso direito ao 16 avos de final da Liga Europa.

Redação

A UEFA anunciou, este domingo, algumas alterações nas provas europeias de clubes que vão entrar em vigor em 2021. Para além da criação de uma nova competição de clubes, a Liga Europa 2, as regras referentes à qualificação para a Liga Europa de equipas vindas da Champions vai sofrer alterações.

Vamos por passos. Os terceiros classificados de cada um dos grupos da Liga dos Campeões que não se apuram para os oitavos de final da mesma prova, ficam automaticamente qualificados para os 16 avos de final da Liga Europa.

Pegando num caso português, na edição 2018/2019 da Liga dos Campeões, o Benfica está na terceira posição do Grupo D e já não pode apurar-se para a fase seguinte, mas vai estar presente nos 16 avos de final da Liga Europa por ter conseguido esse mesmo terceiro lugar [ainda falta jogar-se uma jornada, mas o terceiro lugar já está garantido].

No entanto, a partir de 2021, as regras vão mudar: os terceiros classificados não passam diretamente para os atuais 16 avos da Liga Europa. A UEFA decidiu criar um "play off", que vai opor os terceiros classificados da Liga dos Campeões aos segundos classificados da Liga Europa, antes do sorteio dos oitavos de final.

Ou seja, pegando ainda no caso das águias, se estivéssemos em 2021, o Benfica não ficaria diretamente apurado para a Liga Europa. Precisaria de disputar um "play off" com um dos segundos classificados de um dos grupos da Liga Europa e o vencedor desse embate marcaria presença no sorteio dos oitavos.