13 de maio de 2021
ATUALIZADO EM

Ceferin e a final no Dragão: "Mais uma vez contamos com a ajuda dos nossos amigos portugueses"

Presidente da UEFA agradeceu empenho da FPF e do governo por aceitarem receber o jogo "com tão pouco tempo de antecedência"

Redação

A final da Champions vai ser disputada no Estádio do Dragão, no próximo dia 29, entre o Chelsea e o Manchester City, a partir das 20 horas, conforme foi comunicado oficialmente esta quinta-feira pela UEFA. Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, agradeceu o empenho da Federação Portuguesa de Futebol e do governo português, que aceitaram receber o jogo num tão curto espaço de tempo.

"Nunca esperámos ter um ano como o que passou. Os adeptos estiveram mais de 12 meses sem poderem ver as respetivas equipas e atingir a final da Champions é o pináculo do futebol em termos de clubes. Privá-los de poderem ver o jogo ao vivo não era uma opção e estou feliz por termos encontrado uma solução", começou por declarar Aleksander Ceferin ao site da UEFA. "Mais uma vez podemos contar com a ajuda dos nossos amigos portugueses, que ajudaram tanto a UEFA como a Champions League. Eu, como sempre, estou muito grato à FPF e ao governo português por aceitarem receber o jogo com tão pouco tempo de antecedência. Trabalharam de forma incansável num curto espaço de tempo para encontrar soluções aos inúmeros desafios apresentados por um jogo desta magnitude. Sempre que houve um obstáculo, foram criativos nas soluções apresentadas e o sucesso da organização da final desta época deve-se inteiramente ao seu trabalho árduo e persistência", adiantou Ceferin.

Ceferin recordou que a UEFA negociou com o governo britânico a mudança da final da Turquia para Wembley e agradeceu o esforço de todos os envolvidos.
"Aceitamos que a decisão do governo britânico em colocar a Turquia numa lista vermelha para viagens foi tomada de boa fé e nos melhores interesses de proteger os cidadãos britânicos da disseminação do vírus, mas também nos colocou um enorme desafio para organizar uma final que conta com dois clubes ingleses. As dificuldades de mudar a final de local são muitas e a federação inglesa e as autoridades fizeram tudo o que estava ao seu alcance para tentar realizar o jogo em Inglaterra. Por isso agradeço o esforço que fizeram para que isso fosse possível. A Federação Turca de Futebol e as autoridades turcas reconheceram os esforços da UEFA para dar aos adeptos das equipas participantes a possibilidade de verem o jogo. Federação Turca de Futebol e as autoridades foram sempre parceiros fiáveis da UEFA e a Turquia recebeu vários eventos da UEFA ao longo dos anos e com enorme sucesso. Espero estar na Turquia e em Istambul num futuro próximo para assistir a uma final da Champions League e muitos outros eventos", acrescentou.

Por fim, o presidente da UEFA espera que "a final seja um símbolo de esperança na reemergência da Europa de um período difícil e que os adeptos que vão viajar para assistir ao jogo possam mais uma vez mostrar o seu apoio e continuar a fazer desta final um dos melhores momentos no futebol de clubes".