04 de fevereiro de 2021
ATUALIZADO EM

Benfica terá de alcançar feito inédito para ainda conquistar o campeonato

Encarnados prometem não desistir, mas têm de fazer algo inédito à 16.ª jornada para poderem festejar o título no final de 2020/21.

Redação

A toalha, garante-se no Benfica, não foi atirada ao chão, mas a verdade é que o resultado no dérbi deixa uma autêntica montanha pela frente dos encarnados, já que nunca uma equipa foi campeã depois de estar a nove pontos do líder à 16.ª jornada.

Em anos recentes houve várias recuperações notáveis, nomeadamente do próprio Benfica, que por duas vezes alcançou o título após estar a sete pontos de Sporting (2015/16), então comandado por... Jorge Jesus, e de FC Porto (2018/19), ou dos dragões, que na época transata estiveram também a sete pontos das águias, mas fruto de uma grande recuperação chegaram ao troféu no final.

O Sporting também já alcançou semelhante recuperação, mas melhor fez mesmo o Boavista, que em 2000/01 chegou a estar a oito pontos do então líder FC Porto, mas quando faltavam 22 jornadas por disputar - o clube da Luz tem agora apenas 18 para tentar ser campeão.

Com um atraso de nove pontos para o líder Sporting, o Benfica não vivia posição tão complicada desde 2007/08. Numa época que começou com Fernando Santos e teve José Antonio Camacho e Fernando Chalana ainda como treinadores, o Benfica chegou à 16.ª jornada a 11 do FC Porto - acabou em quarto, a 23 dos portistas.

Desde que cada vitória vale três pontos o Benfica chegou a estar, à 16.ª jornada, mais uma vez a 11 pontos do topo, em 1996/97, tendo o pior sido os 13 de atraso na época seguinte (ambas com o FC Porto como líder).
Analisando o período em que os triunfos valiam dois pontos, mas fazendo a conversão para três, é preciso recuar mais de 50 anos, para 1969/70 para encontrar semelhante desvantagem para um Sporting na frente da tabela: os leões ocupavam então a liderança com mais seis, convertidos em nove com três pontos por vitória. E o pior registo em termos de distância para o primeiro lugar em período semelhante foi... há 70 anos. Em 1950/51, e com o sistema de pontos atual, o Benfica distava 17 pontos (11 na altura) do líder Sporting.
Com 33 pontos nesta fase, os mesmos que Braga e a cinco do FC Porto, as águias têm menos 12 do que na época transata. Sob o comando de Bruno Lage, o clube da Luz chegou à 16.ª jornada com 45, o melhor registo do milénio. E é preciso recuar até 2008/09, com Quique Flores, para encontrar um registo negativo como o atual.