20 de outubro de 2017
ATUALIZADO EM

Ligas Europeias querem diminuir fosso nas receitas da Champions e Liga Europa

Está ainda em discussão a possibilidade de criação de um Fundo Europeu de Competição e mais regulação nas transferências

Redação

A Associação das Ligas Europeias Profissionais (EPFL) manifestou preocupação pela diferença de receitas na distribuição de verbas na Liga dos Campeões e na Liga Europa, apelando a um novo modelo "mais justo para o ciclo 2021/2024". O tema foi aflorado durante uma assembleia esta sexta-feira em Telavive.

Em comunicado, a EPFL explicou que propôs ainda o conceito de Fundo Europeu de Competição, "que seria criado para distribuir, em solidariedade, pelos clubes que não participam nas competições Europeias, de forma a ajudá-los a tornarem-se mais competitivos".

As ligas pretendem apresentar propostas concretas à UEFA nos próximos meses, para "manter vivo o sonho e a ambição de clubes e adeptos".

"O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, falou recentemente sobre a importância de manter o equilíbrio competitivo no futebol e proteger o que ele chama de 'magia do futebol'. Estamos 100% de acordo, e já há muito tempo pedimos maior equilíbrio competitivo", acrescentou Olsson.

A Assembleia estudou ainda outros temas relacionados com os futebolistas, como os limites na composição de plantéis, limites salariais, taxas por transferências e a regulação de agentes e intermediários.