22 de setembro de 2021
ATUALIZADO EM

Vencedores da Youth League: FC Porto é quem mais aproveita os campeões

De todos os vencedores da Youth League, o FC Porto foi o que tirou melhor proveito imediato dos jovens titulados. Crescimento dentro de portas abre caminho à afirmação plena.

Francisco Sebe

O FC Porto entrou em campo com quatro vencedores da Youth League 2018/19 no onze pela primeira vez em jogos de campeonato.

Diogo Costa, João Mário, Vitinha e Fábio Vieira foram titulares frente ao Moreirense, no domingo, sinal de que a aposta no lote de jovens campeões, iniciada em 2019, continua de pé e de forma mais vincada do que em qualquer outro dos clubes que arrebataram a prova.

Em 2019/20, Sérgio Conceição chegou a utilizar oito dos vencedores da Champions de Sub-19, que realizaram, em média, 44 minutos nas partidas que disputaram. Além do quarteto que se mantém no plantel, Diogo Leite, Tomás Esteves, Romário Baró e Fábio Silva também foram promovidos. Os dragões igualaram, então, o registo do Barcelona, que, em 2018/19, também chamou oito campeões da Youth League a jogos da equipa principal. No entanto, olhando para as campanhas seguintes [ver quadro] verifica-se que, entre todos vencedores da competição, o aproveitamento dos jovens foi mais imediato na equipa portuguesa.

Nesta análise, é preciso ter em conta que o contexto de cada clube é distinto. O Salzburgo, por exemplo, é um clube vendedor, pelo que aposta em jovens é um cenário mais natural, na tentativa de encontrar uma pérola que lhe possibilite realizar encaixes financeiros avultados. O Chelsea, por sua vez, tem o hábito de emprestar os miúdos da formação para que ganhem maior rodagem. Por exemplo: antes de somar 40 partidas numa época, Christensen esteve duas emprestado ao Monchengladbach. Mount também agarrou a vaga nos blues após rodar noutras paragens. Do lado portista, o crescimento foi sempre levado a cabo dentro de portas e sob a exigência diária dos trabalhos do plantel principal. A exceção foi Vitinha, que voltou este ano a trabalhar sob a alçada de Sérgio Conceição, depois de uma temporada cedido ao Wolverhampton, que nunca chegou a exercer a opção de compra acordada entre as partes no início de 2020/21.

Três épocas após a vitória na Youth League, o FC Porto tem quatro "resistentes" na equipa principal. Só o Chelsea (geração de 2014/15) teve semelhante número no plantel ao fim de igual período de tempo. No Dragão, porém, há sinais de maior protagonismo, já que Diogo Costa, João Mário, Fábio Vieira e Vitinha têm uma média conjunta de 73 minutos por cada jogo efetuado esta temporada. Os números dos últimos anos e a comparação com outros clubes europeus não mentem em relação à aposta gradual de Sérgio Conceição na formação. E os frutos já começaram a ser recolhidos.

Resistentes da Youth League
Diogo Costa
Jogos: 32 | Média minutos: 91
Depois de duas épocas a jogar, maioritariamente, nas taças, o jovem guarda-redes superou Marchesín e agarrou a titularidade na baliza portista. Atravessa um excelente momento de forma e até foi chamado por Fernando Santos à Seleção. Na presente temporada, sofreu apenas três golos em sete jogos oficiais.

João Mário
Jogos: 29 | Média minutos: 40
Titular na final da Youth League de 2019, passou de opção irregular como extremo a dono do lado direito da defesa. Já foi elogiado publicamente por Sérgio Conceição e, até ver, tem vantagem sobre Manafá na corrida por uma vaga no onze. Em 2021/22, só não jogou com o Atlético de Madrid, na Champions.

Vítor Ferreira
Jogos: 15 | Média minutos: 30
Foi emprestado aos Wolves com a perspetiva de permanecer em Inglaterra a título definitivo, mas acabou por regressar ao Dragão. Sempre que foi lançado no decorrer dos jogos deixou água na boca dos adeptos e acabou por entrar no onze na receção ao Moreirense. Justificou nova titularidade.

Fábio Vieira
Jogos: 41 | Média minutos: 24
Deste lote de "sobreviventes", é o que tem mais jogos pela equipa principal no currículo, mas, curiosamente, é dono da menor média de minutos por partida. Beneficia da polivalência no meio-campo e foi nas costas do avançado que brilhou na última jornada, com um hat-trick de assistências. A renovação é prioritária.