29 de novembro de 2020
ATUALIZADO EM

FC Porto vence clássico com o Benfica e passa a ser o único invicto no campeonato

A jogarem em casa, os dragões superiorizaram-se ao rival encarnado (27-25).

Redação com Lusa

O FC Porto recebeu e venceu este domingo o rival Benfica, por 27-25, em partida da 12.ª jornada do campeonato nacional de Andebol 1.

Deste modo, os dragões, orientados por Magnus Andersson, quebraram a invencibilidade das águias, passando a ser a única equipa com um registo perfeito na competição (11 vitórias em 11 jogos).

O FC Porto passou a somar 33 pontos e está no terceiro posto da tabela classificativa, com menos um ponto do que o líder Sporting e que o Benfica, que contam com mais um encontro disputado.

Os "encarnados' entraram melhor na partida, mostrando uma boa organização defensiva, que obrigou a alguma precipitação no ataque portista. A agressividade na defesa do Benfica estava em sintonia com a boa exibição do guarda-redes Sergey Hernández e não foi de estranhar que o marcador registasse um 5-8 favorável à formação lisboeta.

Insatisfeito, Magnus Andersson, treinador do FC Porto, pediu o primeiro desconto de tempo da partida, que acabou por surtir efeito. O contra-ataque portista começou a ser mais eficaz e com Rui Silva a ser o mais esclarecido na hora de atirar à baliza, os dragões empataram o encontro a oito, acabando mesmo a primeira parte em vantagem (15-14).

Ainda assim, e apesar da boa reação portista, o Benfica continuava a mostrar capacidade de disputar o encontro até ao fim, muito por culpa da exibição do sérvio Petar Djorjic, que marcou cinco golos nos primeiros 30 minutos.

A segunda parte regressou com um problema técnico no Dragão Arena. No dia de estreia dos novos marcadores eletrónicos, a tecnologia falhou e forçou a uma paragem, uma vez que esteve cerca de um minuto sem contar o tempo de jogo.

Resolvida a questão, o equilíbrio manteve-se até meio do segundo tempo, altura em que o FC Porto disparou para a primeira vantagem de três golos (23-20) e que, à entrada para os últimos 10 minutos, Fábio Magalhães dilatou para quatro de diferença.

Depois disso, os "dragões' desperdiçaram dois livres de sete metros consecutivos, perdendo a oportunidade de alcançar uma vantagem de cinco golos, que traria uma maior segurança.

Aproveitaram os "encarnados' que, a dois minutos do fim, recuperaram e ficaram a um golo do empate (25-24). No entanto, invariavelmente, por intermédio de Miguel Martins, o FC Porto não deixou escapar a vantagem, acabando por vencer por 27-25.

Jogo disputado no Dragão Arena, no Porto.

FC Porto - Benfica, 27-25.

Ao intervalo: 15-14.

Sob a arbitragem de Rúben Maia e André Nunes, as equipas alinharam:

FC Porto: Alfredo Quintana, André Gomes, Rui Silva (4), António Areia (2), Djibril Mbengue (1), Leonel Fernandes (2), Victor Iturriza (3). Jogaram ainda: Nikola Mitrevski, Daymaro Salina (2), Fábio Magalhães (5), Miguel Martins (6), Miguel Alves (1), Diogo Branquinho, Ivan Sliskovic (1).

Treinador: Magnus Andersson.

Benfica: Sergey Hernandez, Petar Djorjic (8), Lazar Kukic (5), Arnau Garcia (1), Matic Soholeznik (1), Paulo Moreno (1) e Belone (1). Jogaram ainda: Gustavo Capdeville (gr), Alix Kevynn (2), Ole Rahmel (4), João Pais (2).

Treinador: Chema Rodríguez.

Tópicos: Andebol Modalidades