04 de dezembro de 2016
ATUALIZADO EM

A derrota do Benfica e o novo fôlego no campeonato

A 12ª jornada da I Liga está a agitar o futebol português e este domingo pode haver alterações na tabela classificativa

João Cardoso

Da derrota do Benfica na Madeira ao golo de Rui Pedro no Dragão, cinco minutos depois dos 90, a 12ª jornada da I Liga deu novo fôlego a Sporting e FC Porto, apesar de a liderança continuar entregue ao Benfica.

Os encarnados abriram a jornada no Estádio dos Barreiros, frente ao Marítimo, caindo pela primeira vez esta época. 2-1 foi o resultado final. No final do encontro, Rui Vitória afirmou que a sua equipa foi travada de "várias maneiras", discurso idêntico ao do capitão Luisão. Do encontro, registou-se ainda algo que nunca se tinha visto: Fejsa a perder tendo começado o jogo a titular.

O Sporting entrou em campo este sábado, recebendo em Alvalade o V. Setúbal, e não deu hipóteses à equipa sadina. Os leões fizeram uma primeira parte de grande nível e marcaram os dois golos - o de Bruno César valeu o bilhete - que lhe garantiram o triunfo. Para Jorge Jesus, o resultado "foi outro". Feitas as contas, os leões somam agora 27 pontos, menos dois do que o líder. O próximo jogo do campeonato é na Luz, precisamente contra o Benfica.

Já o FC Porto, que entrou em campo a conhecer os resultados dos rivais, conseguiu chegar ao golo 520 minutos depois, pelo jovem Rui Pedro, num encontro frente ao Braga que só foi decidido cinco minutos após os 90 regulamentares (1-0). Nuno Espírito Santo sublinhou a justiça no resultado, ao passo que o jovem "herói" garantiu estar focado em ajudar o clube, seja na equipa principal ou nos juniores. Num jogo carregado de emoções, nem o homem forte do futebol dos azuis e brancos escondeu as lágrimas. Após o triunfo, os dragões recuperaram o terceiro lugar, perdido para o Braga na última jornada. Com 25 pontos, o FC Porto mantém o atraso de dois pontos para o Sporting e reduz para quatro os de atraso para o topo da classificação.

Na presente jornada, destaque ainda para o Rio Ave, que soma por vitórias os jogos sob orientação do treinador português Luís Castro. Este sábado, os vila-condenses bateram o Tondela por 3-1.

Este domingo, o V. Guimarães recebe o Chaves, a partir das 20h15 e, em caso de vitória, alcança o Braga no quarto posto da tabela classificativa. Já o Chaves tem a oportunidade de ultrapassar Rio Ave e Marítimo e fixar-se no sexto lugar.


Para além desse encontro, este domingo é ainda dia de jogo entre Feirense e Arouca (16h00), Moreirense e Nacional (16h00) e Estoril e Belenenses (18h00). Na segunda-feira, o Paços de Ferreira-Boavista (20h00) encerra a jornada.