07 de março de 2021
ATUALIZADO EM

Rui Vitória sem dúvidas: "O FC Porto tem alma Champions. Com esta atitude..."

ENTREVISTA - Depois do Al Nassr, Rui Vitória decidiu recolher-se e dar mais tempo à família, mas isso não quer dizer afastar-se do futebol e da análise da atualidade, como a presença do campeão nacional FC Porto na Liga dos Campeões.

Sérgio André/Vítor Rodrigues

Em entrevista a O JOGO, Rui Vitória, ex-treinador do Benfica atualmente sem clube, analisa o desempenho do campeão nacional FC Porto na presente edição da Champions League.

O FC Porto vai entrar novamente em ação na Champions, depois de ter sido eliminado da Taça. Que hipóteses têm os portistas nesta eliminatória com a Juventus? Concorda quando se diz que é a única equipa portuguesa com ADN Champions?

- O FC Porto sente-se confortável naquele contexto e o passado é importante para isso. Além disso, os seus jogadores vêem aquela competição com muita normalidade e sentem que têm de provar, mesmo não sendo tão fortes financeiramente, que podem mostrar, enquanto equipa, que são fortes. Isso dá uma grande motivação. O FC Porto tem tido resultados fantásticos nesta realidade de passar a fase de grupos e ainda agora foi a única equipa que ganhou em casa.

Citaçãocitacao"O FC Porto sente-se confortável no contexto da Champions e o passado é importante para isso"

Não se explica também pelo facto de os jogadores do FC Porto, por norma, terem um espírito mais combativo nesses jogos comparando com outras equipas nacionais?

- O FC Porto joga com uma alma grande, é sempre uma equipa com alma, sentimos isso. É daquelas equipas com o lema antes quebrar que torcer. Bate-se por cada palmo de terreno. A parte volitiva, a parte mental, está muito vincada. Com essa atitude, que é transportada para o campo, vê-se sempre a equipa ligada. Depois tem de se perceber o contexto da Liga dos Campeões, que tem jogos com determinadas características, em que tem de se controlar muito bem um jogador, os momentos de distração são sempre fundamentais, o que exige um foco sempre total. O FC Porto segue esse caminho.

LEIA OUTRAS PARTES DA ENTREVISTA EXCLUSIVA DE RUI VITÓRIA A O JOGO:

Tópicos: Futebol Nacional