18 de dezembro de 2017
ATUALIZADO EM

Petrobras vende 25% de participação em campo de petróleo para a Statoil

A petrolífera estatal brasileira Petrobras anunciou hoje que assinou um contrato de venda de 25% de sua participação no campo Roncador com a norueguesa Statoil pelo valor total de 2,9 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros).

Lusa

Deste total, 2,3 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros) serão pagos na conclusão da operação e os restantes 550 milhões de dólares (466 milhões de euros) em pagamentos contingentes relacionados com investimentos dos projetos que visam o aumento do fator de recuperação do campo.

O campo de Roncador, no litoral brasileiro, é o terceiro maior campo da Petrobras em termos de produção, com 10 mil milhões de barris de óleo equivalente (boe) e expectativa de volume recuperável de mais de mil milhões de boe.

"A ambição é aumentar o fator de recuperação, por meio dessa parceria com a Statoil, em pelo menos 5%, o que pode trazer um volume adicional de aproximadamente 500 milhões boe", destacou a estatal brasileira em nota.

A empresa também anunciou que é parceira da Statoil em 13 áreas, em fase de exploração ou de produção, sendo que 10 estão localizadas no Brasil e três no exterior.

A operação ainda está sujeita ao cumprimento de todas as condições precedentes previstas no contrato de compra e venda, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Tópicos: ngfeed