07 de dezembro de 2016
ATUALIZADO EM

Champions não é o forte de Jesus. Só por uma vez seguiu em frente

Em seis participações na maior prova de clubes da Europa, Jesus ficou cinco vezes de fora dos oitavos de final

Redação

A Liga dos Campeões parece ser o calcanhar de Aquiles de Jorge Jesus. Pela segunda vez, o treinador fica em último lugar no respetivo grupo e sai da Europa pela porta pequena. E apenas por uma vez seguiu em frente.

Na estreia do treinador na Champions, em 2010/11, o Benfica ficou-se pelo terceiro lugar e caiu para a Liga Europa, num grupo que integrava o Schalke 04, Lyon e Hapoel. Na época seguinte, porém, Jesus conseguiu a melhor prestação, alcançado o primeiro lugar num grupo em que até estava o Manchester United, mas também o Basileia e o Otelul.

Nas duas épocas seguintes Jesus caiu sempre para a Liga Europa, com dois terceiros lugares na fase de grupos. Em 2012/13, com Barcelona, Celtic e Spartak Moscovo no grupo e, em 2013/14, com PSG, Anderlecht e Olympiacos.

De águia ao peito a pior prestação na Liga dos Campeões aconteceu na última época do clube, em 2014/15. Num grupo em que estavam Mónaco, Bayer Leverkusen e Zenit, o Benfica de Jesus não conseguiu melhor que o quarto lugar, o mesmo alcançado agora com o Sporting, em 2016/17.