13 de abril de 2021
ATUALIZADO EM

FC Porto um a um no adeus à Champions: Grujic nas alturas e Taremi fez magia

A avaliação individual feita por O JOGO aos jogadores do FC Porto na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Dragões venceram por 1-0, mas não foi suficiente para seguir em frente.

Ana Luísa Magalhães

Marchesín 6
Grande defesa aos pés de Pulisic, já na compensação. De resto, foi um jogo tão tranquilo, que só houve a acrescentar um excelente passe para Taremi, aos 64".

Manafá 5
Teve uma abordagem nada eficiente com Kanté, aos 19", mas "apagou isso" com um sprint para um corte providencial sobre Kai Havertz, aos 57". Na segunda parte tentou outras combinações no ataque.

Mbemba 7
Níveis de concentração perto do máximo, pouco ou nada facilitou, fosse na marcação direta ou nas dobras. Foi dele o passe que acabou por desmarcar Corona, aos 33" e, aos 73", ainda insistiu e cruzou tenso para um corte difícil.

Pepe 6
Dois excelentes cortes na área, um na primeira parte, outro na segunda, como exemplos mais vistosos de um jogo positivo.

Zaidu 5
Não teve muito que fazer na defesa e foi na segunda parte que a equipa começou a atacar mais por esse lado. Contudo, os cruzamentos não lhe saíram bem.

Grujic 7
Escassas vezes perdeu lances e, pelo ar, foi implacável, limpou tudo. Com bola, teve toda a calma e critério e ainda ensaiou um remate, mas foi bloqueado. Saiu apenas porque era preciso arriscar.

Sérgio Oliveira 6
No regresso à titularidade, foi um dos mais ativos na pressão alta ao Chelsea, acabando por ser amarelado no início da segunda parte. Bateu o campo para dar linhas de passe aos companheiros.

Uribe 6
Discreto, mas sem comprometer, simplificou processos. Ainda arriscou um remate em zona frontal, acabou bloqueado.

Corona 5
Teve duas boas chances: aos 11", após uma má entrega de Mendy, teve o remate intercetado e, aos, 33", viu-se solto na área, mas disparou muito mal. Entre um ou outro bom pormenor, nem sempre teve as melhores ações.

Marega 5
De costas para a baliza e e com Rudiger a respirar-lhe no pescoço, segurou algumas bolas, mas pouco mais, sendo que também não foi servido. Ativo na recuperação de bola.

Otávio 5
Começou o jogo algo desinspirado, mas estabilizou. Bom passe a libertar Corona num lance perigoso aos 65".

Nanu 6
Entrou expedito e desenhou o cruzamento para o golo.

Evanilson 5
Sem chances para finalizar, ficou a pedir penálti no último suspiro.

Luis Díaz 6
Algumas acelerações, uma boa arrancada sem sequência e um amarelo para travar um contra-ataque.

Fábio Vieira 5
Meteu algumas bolas na área.

A FIGURA
Taremi: 7
Uma despedida para a eternidade

Perto da hora de jogo, Mehdi Taremi entrou para o lugar daquele que estava o melhor jogador em campo: Marko Grujic. Era preciso arriscar e o iraniano teve a primeira finalização ao fim de um par de minutos, mas o cabeceamento saiu em câmara lenta para as mãos de Mendy. Não era fácil imprimir velocidade à bola, mas ainda mais difícil foi o que o Taremi fez mesmo a acabar o jogo: um pontapé de bicicleta perfeito, que tantas vezes tentara noutros jogos. Não chegou para passar, mas ainda deu para acreditar e será candidato não só ao melhor golo desta edição da Champions, como ao Prémio Puskas.