11 de agosto de 2020
ATUALIZADO EM

Fase regular pode dar campeão em 2020/21

Federação de basquetebol admite cenário alternativo à habitual decisão em play-off, caso o novo coronavírus volte a paralisar o desporto. Mas só haverá título se as 26 jornadas se tiverem cumprido na totalidade

Catarina Domingos

A contar com a possibilidade de a pandemia voltar a paralisar o desporto, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) já fez alterações regulamentares com vista à nova época, atualizando o artigo da interrupção e cancelamento das competições do Regulamento de Provas.

A FPB passou a ter uma resposta para vários cenários de paragem forçada, o que não aconteceu no decorrer de 2019/20, época em que a covid-19 apanhou todos de surpresa, impedindo a conclusão das temporadas da II Liga, do futebol amador e das cinco modalidades de pavilhão.

No caso destas últimas, que têm trabalhado em conjunto, foi a 29 de abril anunciaram que davam por terminados os respetivos campeonatos, sem declarar campeões nacionais. A decisão ainda gerou algum debate, nomeadamente no andebol e no voleibol feminino, cujas fases regulares já estavam concluídas, mas foi acatada por se tratar de uma situação totalmente nova.

Para 2020/21, o basquetebol já admite a possibilidade de entregar o título ao vencedor da fase regular da Liga Placard, se esta for concluída na totalidade (26 jornadas) ou "no caso de se ter iniciado o play-off, à equipa mais bem classificada da fase regular que ainda se encontre a disputar o play-off", conforme se pode ler no documento. Se já tiverem sido realizados pelo menos 75 por cento dos jogos (mínimo de 20 na liga masculina), a FPB define que quem estiver "em lugares de subida ou descida, sobe e desce de divisão, tendo por base a classificação à data da interrupção".

Perante situações mais graves (menos de 74 por cento de partidas disputadas) pode haver uma recalendarização ou um modelo alternativo, mas, se tal não for concretizado, "não será atribuído o título de campeão nacional, subidas ou decidas de divisão, mantendo-se as equipas na época de 2021/22". Em todos os cenários de interrupção, a federação tem um limite para acabar as provas: "Podem terminar até ao máximo de um mês após a data inicialmente prevista na Conferência do Calendário [n.d.r.: final do play-off da Liga Placard pode estender-se no máximo até 2 de junho de 2021], não ultrapassando o dia 30 de junho de 2021].