13 de outubro de 2017
ATUALIZADO EM

Parlamento aprova congratulação pelo Nobel da Paz a campanha contra armas nucleares

O parlamento aprovou hoje por unanimidade votos de congratulação apresentados pelo PCP e pelo PAN pela atribuição do Nobel da Paz à causa da proibição das armas nucleares.

Lusa

A atribuição do prémio à Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (ICAN, em inglês) deve "constituir um contributo para a ampliação da consciência e da mobilização em torno da exigência da abolição das armas nucleares e da sua não-proliferação, do desarmamento geral, simultâneo, controlado e da paz", lê-se no voto apresentado pelo PCP.

O Comité Nobel atribuiu na semana passada o Nobel da Paz deste ano à Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares, justificando a decisão com o trabalho feito para a eliminação de armamento nuclear no mundo.

O voto do PAN, que foi igualmente aprovado, destaca que a atribuição do Nobel à campanha internacional pela abolição das armas nucleares "surge numa conjuntura internacional de aumento da tensão na península coreana".

O parlamento rejeitou, por outro lado, um voto de congratulação do PAN pela "ação não dialogante e não violenta do governo catalão" durante o referendo pela autodeterminação daquela região de Espanha, com os votos contra do PS, PSD e CDS-PP, favoráveis do PAN e BE e a abstenção do PCP e do PEV.

Com a abstenção do BE, PCP, PAN e PEV, foi aprovado um voto de congratulação pelos 150 anos da presença da Congregação dos Missionários do Espírito Santo em Portugal", que se completam no próximo dia 03 de novembro.

O voto, apresentado pelo PSD, PS e CDS-PP, enaltece a ação daquela congregação em Portugal, considerando que contribuiu para a cultura na sociedade portuguesa, com obras publicadas nas áreas da História, Antropologia e Teologia, entre outras.

Hoje, sublinha o voto, "asseguram a animação em diversas dioceses, formam grupos de jovens no espírito missionário, investem na comunicação, colaboram em capelanias hospitalares e prisionais e apoiam imigrantes e refugiados".

Tópicos: ngfeed nacional