26 de outubro de 2021
ATUALIZADO EM

O líder seria outro num campeonato sem tempo de compensação

Confira a análise à jornada nove da Liga Bwin e algumas curiosidades em torno da prova.

Bruno Rodrigues

O Benfica e o Sporting são os grandes beneficiados no deve e haver dos pontos ganhos com golos marcados e sofridos no tempo de compensação.

No caso do Benfica, a chamada de atenção é notória depois de, nesta jornada, ter conseguido a vitória com um golo salvador de Rafa, aos 97 minutos, no último fôlego do jogo.

O FC Porto ainda tem as colunas dos prejuízos e benefícios ainda limpas, não tendo marcado ou sofrido qualquer golo - ainda que só os que tenham valido pontos tivessem entrado no nosso estudo - nos últimos fôlegos das partidas da Liga Bwin. Ainda assim, é verdade que teria beneficiado da escorregadela do Benfica e seria agora o líder.

Entretanto, há cinco equipas no prejuízo, tendo chorado a perda de dois pontos: Portimonense, Marítimo, Moreirense, Belenenses e um surpreendente Braga. Os arsenalistas, equipa que foi montada para outros andamentos, terão de manter a concentração nos minutos finais se quiserem ter a hipótese de se intrometer entre os grandes.

Curiosidades

1.º hat trick
Taremi (FC Porto) assinou o 1.º hat trick da prova, com três golos ao Tondela. Ultrapassou o colega de equipa Luis Díaz na liderança do ranking dos melhores marcadores do campeonato, somando agora sete golos.

4,33 de golos esperados
Paulinho (Sporting) tem o 2.º maior índice de golos esperados "expected goals" da Liga: 4,33. É o 2.º com mais remates (25), mas só converteu as oportunidades em golo por uma vez (4% de eficácia).

8 defesas
Paulo Victor (Marítimo) bateu o recorde de defesas num só jogo, na Bwin Liga, esta época. Apesar das oito defesas (a que se somam ainda três saídas) não evitou a derrota (2-1) da sua equipa, em Guimarães.

1.º baliza fechada
Pela primeira vez em nove jogos na Liga Bwin, o Arouca não sofreu golos. Os arouquenses têm a 4.ª defesa mais batida da competição (16 encaixados). Ainda assim, são a 7.ª equipa com menos remates consentidos...

1 chicotada
Nas últimas dez épocas só por duas vezes houve apenas uma chicotada (saídas amigáveis não contabilizadas) até à 9.ª jornada. À recente saída de Petit do Belenenses soma-se a de José Peseiro do Sporting, em 2018/19.